Cataratas do Iguaçu

Chegada dos amigos

Em meados de julho/2012 o Hugo, que conhecemos quando de nossa viagem a Ushuaia, em janeiro/2012, manifestou interesse em visitar as Cataratas do Iguaçu.
Eu lhe respondi que, para que eu pudesse lhe dar informações mais detalhadas (considerando que ele pretendia entrar no Brasil por São Borja e subir até Palmeira das Missões), somente pessoalmente (hehehehe). Para tanto, ele deveria desviar 200 km de sua trajetória inicial, e passar por nossa cidade...
Claro que não foi exatamente assim que aconteceu, mas o resultado foi alcançado. Tivemos a grata satisfação de recebê-lo, juntamente com sua esposa Angélica.

Acabaram ficando três dias conosco (com direito a um churrasquinho...), e no dia 10 de novembro, pegávamos a estrada, de moto, em direção a Foz do Iguaçu. Ficamos por lá até o dia 14, quando, eles seguiram para Posadas, Argentina, em direção ao Chile, e nós, iniciamos o retorno para casa.

Encontro motociclístico em São Lourenço do Oeste-SC (Moto Bruxo)

Na ida, dia 10 de novembro, preparamos-lhes uma surpresa: participar mesmo que por algumas horas, de um encontro motociclístico aqui no Brasil.
Em São Lourenço do Oeste, Santa Catarina, acontecia o 7º Moto Bruxo. Um exemplo de organização e dedicação.
Contando com o Quinho, entre outros da comissão organizadora (aos quais parabenizamos pela grandiosidade do evento e agradecemos a atenção com a qual fomos recebidos), conseguimos um troféu para o Hugo e sua espoas (com direito à foto com a rainha do evento!). Afinal, rodaram mais de três mil quilômetros até aqui... Troféu esse que, certamente, ficará para sempre em suas lembranças.

Chegada a Foz do Iguaçu-PR

Às três da tarde, retomávamos a viagem a Foz do Iguaçu, chegando ao hotel por volta das 19 h.

Hospedamo-nos no Hotel Águas do Iguaçu (boas acomodações e um excelente café-da-manhã, a R$ 140,00/diária-casal), onde há um escritório da agência Loumar Turismo (atendimento e acompanhamento impecáveis). Na chegada, já contratamos os passeios para o dia seguinte.

Parque Nacional do Iguaçu

No dia 11, pela manhã, uma van nos apanhou no hotel para visitarmos as Cataratas pelo lado brasileiro.
Na entrada do Parque há uma pequena loja e lancheria, onde se pode adquirir água mineral, refrigerante e pequenos lanches, além de souvenires. Vale a pena adquirir o DVD “Iguaçu, o Filme”.

Após a aquisição dos ingressos, subimos em um dos ônibus que circulam gratuitamente pelo Parque.

Descemos em uma das paradas próximas a passarelas que dão acesso ao visual surpreendente das Quedas.

Patrimônio Natural da Humanidade e considerada uma das 7 Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu, localizada sob o rio Iguaçu na fronteira Brasil-Argentina, compõem-se de um Cânion de 2.700 m de largura, com 275 saltos.

Ver de perto essas Quedas, em meio a rochas e à mata, agraciados pela visão de alguns elementos da fauna da região (lagartos; coatis, tentando furtar um lanche; aves; peixe bagre ou, surubim do Iguaçu...), provoca uma emoção inesquecível.

Passeio Macuco Safari

A emoção que se torna ainda maior quando navegamos pelo rio em um bote inflável. Passeio esse, com duração de duas horas, chamado de Macuco Safari. Até chegarmos ao local de embarque, uma trilha no meio da mata nos confronta com a natureza exuberante do lugar. Esse passeio, que fizemos pela manhã, se inicia em um ponto dentro do parque e inclui a passagem sob uma das quedas (preparem-se para se molharem!), uma das partes divertidas desse passeio.
Na língua dos índios tupi-guaranis, Iguaçu significa “água grande”.

Resumo: Contratamos o passeio com a agência que nos levou de van até a entrada do Parque, onde tomamos um ônibus que circula internamente e pelo qual não se paga. Dentro do Parque há um local onde se contrata o Macuco Safari ou, de onde se parte para outros passeios, como para trilhas no meio da mata. Depois do passeio de barco é só esperar na parada, pelo ônibus que nos levará novamente até a entrada, onde nos aguarda a van da Empresa contratada e que nos transportará de volta ao hotel. Tudo muito cômodo e tranquilo, basta obedecer aos horários de saída dessa van em retorno ao hotel.

Parque Nacional Iguazú

No dia seguinte, dia 12, empreendemos visita às Cataratas pelo lado argentino.
Dizer qual é a mais bela visão (se é pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino) é difícil, pois depende do ângulo. Pelo lado brasileiro vemos as quedas de baixo; pelo lado argentino, vemos de cima.
A van nos apanha no hotel, antes das oito da manhã, nos leva até um parador, onde pode ser encontrada uma variedade imensa de produtos para presente e decoração; alguns itens para lanches e onde se faz o câmbio.
Essa parada é necessária para quem não fez o câmbio para pesos argentinos, que serão utilizados para pagar os ingressos ao Parque Nacional Iguazú. Eles não aceitam outra moeda que não seja peso argentino. Os preços dos ingressos, assim como no Brasil, são diferenciados: para adultos ($ 90,00), crianças e terceira idade.

Esse é um passeio que consome todo o dia. O tour inclui uma passagem por Puerto Iguazú e uma parada no marco das três fronteiras, antes de chegarmos ao Parque Nacional Iguazú.

O Parque, no lado argentino, possui ampla infraestrutura para o visitante, como lancherias e banheiros,

além de vasta rede de passarelas que dão oportunidade para apreciarmos amplamente as Cataratas pelo lado de cima.

O passeio se inicia tomando um pequeno trem

que percorre o longo caminho até a mais importante queda d’água do lado argentino, a chamada Garganta Del Diablo.

De volta ao ponto inicial, com esse mesmo trem, podemos continuar através das várias passarelas que compõe o complexo, visitando várias outras quedas, como o salto Dos Hermanos;

Salto Alvar Núnez

Usina Hidrelétrica de Itaipu

No dia 13, pela manhã, fomos conhecer a Usina de Itaipu (que em tupi-guarani significa “a pedra que canta”), em um tour externo e interno (Circuito Especial) e, à tarde, comprinhas básicas em Ciudad del Leste, Paraguai, através da mesma agência com a qual contratamos os demais passeios.
Saímos do hotel às 07h20min da manhã em uma van que nos deixou na entrada da Usina e foi nos buscar perto das onze. O passeio à Usina custou R$ 56,10/pessoa (mais o transfer, de R$ 35,00/pessoa) e teve a duração de 3h10min. Assim como para ingressar nos Parques (brasileiro e argentino), o ingresso é pago no próprio local.
Igualmente na entrada há uma pequena lancheria e lojas de souvenires. Em uma dessas lojas, adquirimos o DVD duplo “Itaipu Eco Natural” (R$ 65,00). Outra aquisição importante.
O passeio externo pela usina foi rápido demais e, serviu apenas para termos uma singela idéia da grandiosidade dessa obra.

Robson, o guia que nos acompanhou, muito solícito, se esmerava em explicar o funcionamento e os aspectos técnicos da construção de Itaipu. Dizia ele que, Itaipu, em termos de energia gerada será ainda maior que a usina Três Gargantas, em construção na China.

Os dutos gigantescos por onde a água se comprime em direção às turbinas geradoras;

o eixo dessas turbinas,

a sala de comando, cuja operação está dividida entre brasileiros e paraguaios; um labirinto de corredores; os vastos salões onde se encontram, logo abaixo as turbinas, são apenas algumas das visões impressionantes dessa obra monumental.

Um pouco da história de Itaipu

A Usina de Itaipu, sobre o rio Paraná, na divisa com o Paraguai, teve início em 1974. No dia 5 de novembro de 1982, os Presidentes do Brasil, João Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner inauguravam oficialmente Itaipu, a maior Usina Hidrelétrica do Mundo. Uma fantástica obra de engenharia, de superação e de tecnologia, que muito deve nos orgulhar.
Em 1984 entrava em funcionamento sua primeira turbina geradora. Ao longo dos sete anos seguintes, as dezoito unidades restantes estariam prontas e em funcionamento. São vinte unidades, gerando 90% da energia consumida pelo Paraguai e 26% da energia consumida pelo Brasil. Como há excedente por parte do país vizinho, este vende ao Brasil o que lhe sobra. Somente dezoito turbinas estarão sempre em funcionamento. Duas delas estarão sempre aguardando maior demanda ou em manutenção.
A responsabilidade da Itaipu é com a Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), podendo fornecer energia também a outros lugares, como já vem ocorrendo (parte do Distrito Federal). Como informa o guia, ironicamente, Foz do Iguaçu não recebe a energia produzida por Itaipu e, apenas para complementar, nem o Rio Grande do Sul.
Consultem o site http://www.itaipu.gov.br/nossa-historia, como uma das fontes de pesquisa e perceberão a grandiosidade dessa obra, ainda não superada. Mas não deixem de visita-la, para terem a sensação de estarem em um ambiente que beira ao surrealismo.
Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno pela Popular Mechanics, dos Estados unidos, Itaipu, no pico de sua construção, chegou a empregar 40 (quarenta) mil trabalhadores em seu canteiro de obras.

Finalizando ...

À tarde, como previsto, a van nos levou até o Paraguai (R$ 35,00/pessoa) e nos trouxe de volta ao hotel. Sem atropelos; sem stress.
Para quem quer conhecer um pouco desse grande complexo turístico, o ideal é ficar uns quatro dias inteiros em Foz do Iguaçu.
Ficamos três dias e deixamos de conhecer outros lugares, como o Parque das Aves, o Ecomuseu e, para quem pretende a prática de alguns esportes radicais, ainda há o arvorismo com tirolesa, rafting no rio Iguaçu... Também não pudemos ver a iluminação da barragem, que ocorre apenas nas sextas-feiras e nos sábados, às 20hrs (às 21hrs quando vigente o horário de verão).
E, no hotel, no fim de cada dia (em uma cena que se repetia), enquanto baixávamos fotos e filmagens, em “um árduo trabalho”, nossas garupeiras, companheiras de aventuras, merecidamente também degustavam um mate.

Agradecimentos

Aos nossos amigos chilenos Hugo e Angelica pelo companheirismo, confiança e amizade, deixando aqui expresso nossa admiração e carinho por eles e, renovando o convite para que voltem a nos visitar; e um agradecimento especial a Deus, que sempre esteve conosco.

Algumas dicas

1)   Para a visita às Cataratas pelo lado brasileiro pela manhã e o Macuco Safari à tarde, não haverá tempo para um almoço demorado (e caro) em restaurante dentro do Parque. É conveniente levar água, um isotônico, barras de cereais ou chocolate. Leve, preferencialmente, em uma mochila. Fica mais cômodo para carregar;
2)   Não se esqueça da máquina fotográfica com bateria e cartão de memória extras!
3)   Use calçados apropriados para as caminhadas; protetor solar, boné e óculos para o Sol;
4)   Contrate os passeios, fica mais cômodo. Há várias agências que prestam esse serviço. Buscam os turistas onde estiver e os trazem de volta;
5)   Para quem vai fazer o Macuco Safari, convém levar outra roupa na mochila, pois vai se molhar todo ao passar sob uma das cachoeiras. Há armários disponíveis, com chave, para guardar as roupas (R$ 5,00 a chave). Dependendo do volume, podem ser guardadas roupas de duas pessoas.

Sites consultados

Visita panorâmica (passeio somente externo)

Preço: R$ 22,00/pessoa
Horário: Todos os dias às 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h.
Duração: 1h30min
Circuito especial (externo e interno à Usina)
Preço: R$ 56,10/pessoa
Horário: Todos os dias às 8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h.
Duração: aprox. 2h30.

Iluminação da barragem (sextas e sábados, somente)
Preço: R$ 13,20/pessoa
Horário: 20hrs ou 21 hrs (horário de verão)
Duração: 1h30min

Refúgio biológico (animais e plantas da região)
Preço: R$ 19,80/pessoa
Horário: Todos os dias, exceto terça-feira, às 8h30, 10h, 14h30 e 15h30.
Duração: 2h30min

Horário: 09 às 17h: 30min
Duração: 2h

Unknown disse...

Hicimos un lindo viaja a las Cataratas junto a nuestros queridos amigos Antonio y Cleci. Nos conocimos en un viaje anterior por las rutas de Chile y Argentina. Viaje muy bien planeado y organizado por Antonio. Esperamos tenerlos pronto por estos lugares( Chile ) . Como tambien deseamos que el viaje que estan planeando a Peru sea todo un exito. Un saludo a todos los motoqueros que len esto. ¡¡A disfrutar la libertad que dan las motos !!Saludos.